Projeto Hermes

Atualmente, curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec Mogi das Cruzes (clique aqui para saber um pouco mais sobre minha trajetória). Desde o final de 2010, estou envolvido em um projeto extracurricular para criação de um sistema para um dos grupos de estudo da faculdade, o NUPPA (Núcleo de Pesquisas em Preços Agrícolas). O grupo, como o nome indica, faz a coleta dos preços de diferentes variedades agrícolas e estuda sua alteração ao longo do tempo. O sistema, batizado de Hermes em homenagem ao ágil mensageiro dos deuses gregos, tem como objetivo tornar rápido e fácil a execução das atividades que o NUPPA precisa realizar.

O primeiro sistema, criado em Java em uma parceria com outros colegas de curso, apresentou alguns problemas e acabou sendo rejeitado. Desde a metade desse ano, no entanto, decidi retomar o projeto e desenvolver um novo sistema – dessa vez sozinho, usando Ruby on Rails e tendo o software como meu trabalho de graduação. Recentemente, o sistema foi implantado e agradou bastante seus usuários em um primeiro contato.

É o primeiro sistema que desenvolvo em Ruby on Rails e achei a experiência extremamente positiva. O sistema usa o banco de dados relacional MySql e faz uso de componentes jQuery sofisticados em suas interfaces, além de tecnologias interessantes como AJAX (Asynchronous Javascript And XML). Para quem se interessar em conhecer melhor o projeto, segue o vídeo de apresentação do sistema que exibi na qualificação do meu trabalho de graduação, em 17 de Dezembro de 2012 na Fatec Mogi das Cruzes.

Obs. 1: Vídeo disponível em HD. Lembre-se de selecionar essa opção no player do YouTube! Para uma melhor experiência, é também recomendado se assistir em tela cheia.

Obs. 2: A música utilizada no vídeo é Born, do artista MitiS (https://soundcloud.com/mitis/mitis-born-free-download)

Anúncios

Um pensamento sobre “Projeto Hermes

  1. nuwdokemz@yahoo.co.uk fevereiro 9, 2014 às 6:45 AM Reply

    It’s undoubtedly no solution to do that and you ought to prevent wherever possible.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: